A nossa região estende-se desde a península de Troia até à lagoa de Santo André. É permeada por longas extensões de praias de areia branca, lagoas deslumbrantes, sobreiros majestosos e florestas de pinheiros encantadores. A costa alentejana está cheia de lugares selvagens e secretos – está localizada na ponta da Europa Ocidental – e, no entanto, a apenas uma hora e meia de distância de Lisboa.
Região
O Nômade Melides encontra-se apenas a 5 km da aldeia de Melides e a 25 km da Comporta. Em plena costa alentejana, o nosso Eco Lodge tem a praia mais perto -a Praia da Aberta Nova – a 15 minutos de carro. Esta é a praia de areia virgem mais extensa do continente, e ali pode apreciar um mar lindo, cuja força se vê, se sente e se cheira. Ondas perfeitas para surf e uma praia incrível para passeios longos e rejuvenescedores. Também perto, fica a Lagoa de Melides com os montados de sobro e pinhais existentes na zona.
A gastronomia local é um mundo de sabores e aromas e pauta-se pelas influências do litoral e do interior alentejano. Desde o peixe e marisco pescados artesanalmente, aos ensopados e às caldeiradas. Na região, pode também experimentar os pratos tradicionais alentejanos, começando pelos enchidos, passando pelos pratos de caça (javali, porco e borrego), pelas açordas e pelo cozido à portuguesa. Tudo temperado com as ervas aromáticas tipicamente alentejanas: os coentros, os orégãos, a hortelã, o poejo, o alecrim e o manjericão. Sem esquecer, como complementos, o delicioso pão, o frutado azeite alentejano, o mel e os tentadores doces tradicionais.Ficou com vontade de experimentar? Há várias opções perto do Nômade Melides que lhe podemos sugerir, entre os mercados sazonais, as tasquinhas típicas da zona ou, se preferir, um restaurante mais requintado.
O artesanato marca igualmente a identidade alentejana. Nesta região, os trabalhos em madeira, raízes várias, ferro forjado, cerâmica e olaria são as expressões máximas da tradição local. Melides é muito conhecida pela sua olaria com uma forte tradição que remonta ao séc. XV, não deixando de referir a cerâmica e o vestuário e acessórios em feltro e seda.
Com uma história que remonta ao sec XVI, Melides apresenta um património cultural e edificado onde abundam vestígios arqueológicos de diversos períodos históricos. Pelo interesse que têm, indicamos os seguintes: Dólmen da Pedra Branca localizada na Herdade do Montum, em Vale Figueira, que se encontra classificado como património de Interesse Público; Necrópole de cistas das Casas Velhas localizada na Herdade das Casas Velhas em Vale Figueira, classificada como Imóvel de Interesse Público.
Aconselhamos as seguintes visitas: núcleo urbano antigo da aldeia, onde se observam alguns imóveis dos séculos XVIII e XIX, com janelas de sacada e varandas de ferro forjado; ruínas da Igreja de Santa Marinha (finais do séc. XV – inícios do XVI), onde são ainda visíveis botaréus de invulgar dimensão; Igreja de São Pedro (sécs. XVII – XVIII) que conserva elementos de interesse como o teto em abobada da capela-mor, um lavabo em pedra, na sacristia, ostentando a cruz da Ordem de Santiago e imaginária coeva; a olaria do mestre Chico, sendo digno de registo o forno de características tipicamente romanas; conjunto molinológico da Boavista (moinhos de vento), de onde se desfruta uma vastíssima paisagem; fonte dos Olhos com parque de merendas e a nascente que abastece de água a aldeia e parte da freguesia (Turismo de Portugal).
A poucos quilómetros pode percorrer a Serra de Grândola onde existe uma variedade de percursos para descobrir a bela paisagem natural alentejana, especialmente na época baixa.
Para mais informações recomendamos que consulte os sites da Câmara Municipal de Grândola e da Junta de Freguesia de Melides.